x

Souto Moura e Ângelo de Sousa

imagem daqui
ontem à noite, enquanto preparava um texto sobre o arquitecto Eduardo Souto Moura ter sido galadoardo com o Prémio Pritzker deste ano, li a notícia da morte do pintor Ângelo de Sousa. imediatamente me lembrei da imagem que ilustra este post. ambos se formaram na Escola Superior de Belas Artes do Porto, que posteriormente deu origem à Faculdade de Belas-Artes e Faculdade de Arquitectura, desta cidade. na imagem vemos o lindíssimo edifício do Burgo, uma das obras mais recentes de Souto Moura, e a escultura da autoria de Ângelo de Sousa, com 14m de comprimento e 8m de altura que nos recebe no pátio de entrada do edifício.
este prémio é um motivo de orgulho. pela sua obra e pela distinção de mais um excelente representante da Escola do Porto, que internacionalizou a arquitectura nacional, como até então não tinha acontecido.
esta morte deveria ser mais um momento de reflexão. pela injustiça com que se continua a tratar os artistas (plásticos) no geral, e em particular, os que escolhem o nosso país para desenvolverem a sua Arte, e cujo reconhecimento peca sempre por tardio e normalmente em forma de homenagem póstuma.
os grandes nomes das Artes, foram Génios de personalidades e obras únicas, mas tiveram sempre (independentemente de ter sido enquanto vivos ou só depois de mortos) um apoio e orgulho incondicional da sociedade ou país que os representa. e nisso a Espanha dá-nos uma grande lição, na forma como se orgulha e exporta o que é deles. porque eu admiro a genialidade de um Picasso, mas não menos a do nosso Amadeo de Souza Cardoso.
hoje, mais que nunca há que exaltar o que de melhor fazemos, orgulhosamente. porque o nosso país é muito mais que Caravelas e Fado.

2 comentários:

  1. Estava a estranhar ainda não teres escrito nada. Mas, valeu a pena a espera. Belo texto.

    ResponderEliminar
  2. Morreu o Ângelo de Sousa?!
    Ohhhhhhhh
    Conhecia o seu trabalho, volta e meia visitava a galeria dele... A primeira grande exposição que vi era dele na Casa de Serralves... Ai aquelas paredes cheias de Lava Lamps...
    Fica a obra.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
Design + development by MunichParis Design