x

preto, branco e verde

todas as imagens via Dezeen, da autoria de Fernando Guerra, projecto do gabinete SAMI arquitectos

se me perguntassem diria serem estas as cores dos Açores. o preto e branco dos bovinos (provavelmente os exemplares mais felizes da espécie por habitar tão nobre lugar) que, calmamente, degustam aquelas ervas verdes-verdinhas. sem esquecer o azul daquele céu e mar que nos abraça e faz sentir em casa. aos Açores regressarei... sempre. mil e uma vezes, se possível e necessário for. as capitais europeias são bonitas, pois são. os museus desse mundo estão recheados de Arte de fazer o coração saltar de felicidade, é verdade. mas nenhum lugar, como estas ilhas, nos deixa, enquanto família, tão satisfeitos. não há marcas em néon a gritar pela nossa carteira. nas ruas e avenidas, trocam-se palavras e não aparências. mas atenção, sempre com estilo, muito estilo.
e mais completa não me poderia sentir senão calçando umas botas tipo tractor e percorrer esses caminhos. eu, com as minhas unhas roídas e sem verniz, deslumbrada pelo que me envolve e me atira para o centro do universo. rais' parta, se Deus existe, mora nos Açores... o meu pelo menos.

este projecto é um hino à beleza dos Açores. um prémio à Arquitectura Portuguesa. um "dá cá cinco" à geração de jovens arquitectos. e que mais se poderá pedir quando se vive rodeado destas cores, destas formas? haverá melhor maneira de começar o dia, que não rodeada por esta paisagem com aroma a bosta de ovelha? não me parece amigos, não me parece, mesmo.
*e claro, depois de tanta palavra, um big hello à sócia e sua mui feliz família;)

5 comentários:

  1. eu, que tanto do Mundo já conheço, nunca pisei os Açores... :( conheço o meu Portugal continental e até a Madeira, mas deixei de fora os Açores... talvez por ser difícil escolher entre as 9 ilhas!! depois de ler este texto fiquei com inveja de quem já esteve em contacto com essas cores de que falas com paixão e saudade, com essa simplicidade que é tão bela e que está aqui tão perto!

    ResponderEliminar
  2. Dulce, considero-me conhecedora desta nossa parte continental, e já estive na Madeira mas aos Açores... fui 3 vezes, conheço 3 ilhas (acho que bem) e espero voltar... o difícil não é ir, é depois não querer outra coisa:)

    aposto que vais adorar:)

    ResponderEliminar
  3. Lindo mesmo. :)
    Já tive o privilégio de lá ir! :)
    Beijos *.*

    ResponderEliminar
  4. Represent, ;) por aqui acordamos mais com um aroma de maresia, mas quem não gosta deste mar a beijar praia de areia preta?! Tás convidadíssima a vir desfrutar mais vezes desta palete de cores e odores das terras de lava! Cá te esperamos. *

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
Design + development by MunichParis Design