Viagem à Suíça - ida e volta

Nos percursos de ida e regresso da Suíça, escolhemos parar em locais que ainda não conhecíamos ou que, pelos quilómetros percorridos, seriam a melhor opção para o merecido descanso. A primeira cidade, conforme vos fui informando, foi San Sebastian. A entrada no País Basco é lindíssima, como vos descrevi aqui. Já conhecíamos a cidade mas como gostamos muito, foi bom regressar, mesmo que por algumas horas.
Já em França, fizemos paragem em Clermont-Ferrand, uma cidade simpática com uma gigantesca catedral, onde pudemos observar um grupo de turistas italianos a atacar, literalmente, os croissants no pequeno almoço do Hotel... só visto. Descobrimos que esta zona é conhecida pela existência de vulcões, agora inactivos, que caracterizam a paisagem. Na imagem abaixo podem ver exactamente a paisagem vulcânica de Puy Dôme e um pormenor da catedral de Clermont-Ferrand.
In our journeys to and from Switzerland, we chose to stop in places that we still did not know or that would be the best option for a well-deserved rest. The first town, as I told you, it was San Sebastian.  The entry in the Basque Country is beautiful, as I described here. We already knew the city but we like a lot, it was nice to return, even for a few hours.
Already in France, we made ​​a stop in Clermont-Ferrand, a friendly city with a giant cathedral, where we could observe a group of Italian tourists literally attacking the croissants at breakfast, at Hotel ... amazing. We found that this area is known by the existence of volcanoes, now inactive, that characterize the landscape. In the image below you can see exactly the volcanic landscape of the Puy de Dome and a detail of the cathedral of Clermont-Ferrand.

Já no regresso a Portugal, definimos uma paragem em Carcassone. Quando fizemos a viagem até ao Mónaco, esta cidade tinha-nos escapado e por isso, era a altura certa para a visitar. É uma cidade muralhada, relativamente pequena mas muito, muito bonito. No seu interior há lojas de venda de chocolate artesanal e artigos feitos com lavanda... uma maravilha. Está tudo muito bem tratado e com um ar super acolhedor.
On our way back to Portugal, we made a stop in Carcassone. When we made the trip to Monaco, this city was on our list but we didn't go there and so this time was the perfect time to visit. It is a walled city, relatively small but very, very beautiful. Inside there are shops selling handmade chocolate and items made with lavender ... very nice. It's very cozy.

A paragem em Andorra foi mais para "picar o ponto", eu não conhecia e como a travessia dos Pirenéus é sempre mais demorada, ficamos por lá uma noite. O acesso ao país foi feito entre vales profundos rodeados por montanhas ainda com neve. Um cenário lindíssimo. A capital, Andorra-La-Vella, é um autêntico shopping a céu aberto. Neons, montras e apelos ao consumo casa sim, casa sim. Como, para mim, compras e férias estão em extremos opostos, foi mais tempo para descanso. No dia seguinte, antes de partirmos rumo a nova paragem, o marido disse-me que me ia levar à verdadeira Andorra, para eu não sair de lá com a ideia errada. Subimos com o carro pelas montanhas acima e aí sim, fiquei feliz. Paisagens lindíssimas e vistas de cortar a respiração que terminaram numa caminhada, a primeira com a mais pequena, em torno de um bonito lago. Está visto que a podemos começar a levar connosco para uns passeios de bota nos pés pelo Gerês e Serra da Freita, adorou a caminhada e descobriu o significado de raízes e musgo... que não me tinha apercebido que ainda não sabia o que era.
The stop in Andorra was more for me to know the country as I had never been there and as the crossing of the Pyrenees is always more time consuming, we stayed for a night there. The access to the country was made between deep valleys surrounded by mountains with snow. Very pretty. The capital, Andorra-La-Vella, is an authentic open-air mall, with neon lights and widownshopping. As for me, holidays and shopping and are at opposite ends, it was time to rest. The next day, before we left the country, my husband told me that he was going to take me to the real Andorra, so I did not walk away with the wrong idea. We drove the car up the hills and then yes, I was happy. Beautiful landscapes and breathtaking views that ended with a little hike with our daughter, around a beautiful lake. We sure have to start taking her for some hiking with boots on her feet at the beautiful Geres and Freita mountains, back home. She loved the walk and discovered the meaning of roots and moss ... I hadn't realized that she did not know what it was yet.
A penúltima paragem, antes da surpresa para a mais pequena, foi na cidade de Zaragoza, pela qual já tínhamos passado uma série de vezes mas nunca para a visitar. É uma cidade muito, muito bonita e interessante, com edifícios feitos em tijolo e monumentos imponentes. Jantamos umas tapas numa pequena praça no centro e tivemos um final de dia perfeito.
The penultimate stop before the surprise for our daughter, was in the city of Zaragoza, a city we had passed by a number of times before but never to visit. It is a very, very beautiful and interesting city, with buildings made ​​of brick and imposing monuments. We dined at a tapas bar in a small square in the center and had a perfect end to our day.