Venham ver a minha horta!

Numa das minhas idas à feira semanal da cidade, para além dos tradicionais tremoços (que eu e ela devoramos) vim carregada de produtos para plantar na horta lá de casa. Estamos em Março, o sol brilha e é a altura perfeita para preparar a terra e semear os alimentos que queremos ver abundar nas saladas de verão que adoramos fazer cá em casa. Este ano arrisquei em algumas novidades, corrigi alguns erros e voltei a apostar no que sei que se dá bem e que requer pouco trabalho, para além da rega diária indispensável.
Temos mais variedade de alfaces (este ano também semeei rúcula) e plantei espinafres. Dizem que se dão muito bem e eu adoro espinafres, na sopa, salteados, como recheio de peitos de frango, etc...

Experimentei plantar alho francês, voltei a apostar na beringela e aumentei a variedade de pimentos. Deram-se super bem no ano passado e é uma maravilha ter estas delícias sempre à mão. Em pano de fundo podem ver o funcho, que se manteve lindo e delicioso durante o inverno e que já é indispensável cá em casa.

Os absolutamente doces, deliciosos e "de comer e chorar por mais" morangos do campo dos meus sogros fizeram-nos uma visita e foram tratados como realeza, devidamente protegidos com tela, estão todos espevitados e eu salivo só de imaginar quando estiverem prontos para serem devorados. 
Aproveito para dar os parabéns à minha sogra, que hoje faz anos ;)

Finalmente, a paixão da minha vida. Aquilo que eu escolheria para minha última refeição à face da Terra: os tomates. Este ano comprei de cacho e chucha. Ainda não havia coração de boi. Optei por os ter em vasos para controlar melhor o crescimento. No ano passado constatei que não tenho técnica suficiente para construir estacas (e fui traída pela flacidez das canas que usamos) e foi triste amigos, muito triste ver os tomates crescer junto ao chão e serem devorados por bicharocos ou simplesmente apodrecerem por falta de sol e de condições condignas. Por isso forrei a parede do anexo com vasos de tomates que espero ver crescer até ao beiral... É fantástico imaginar-me ali ao lado, com uma espreguiçadeira, a ler um livro ou a desenhar com a pequena enquanto estico um braço e devoro um tomate... ou dois, ou três... Heaven on Hearth.

Ainda quero acrescentar algumas coisas esta semana mas essencialmente em vaso. O marido não me deixa aumentar a área da horta porque gosta de cortas relva... Enfim, no amor temos de fazer cedências e eu não me importo nada. Tenho 6 vasos de tomares a crescer cá em casa. Sou feliz.

4 comentários

  1. Agora vão crescer a um ritmo astronómico!!! Os meus já estão enormes e as courgettes têm umas flores lindas!! Os espinafres são mesmo resistentes. Nas hortas dos meus tios crescem aqui e ali, onde lhes apetece, os meus estão numa floreira e também vão dando... Beijocas xx

    ResponderEliminar
  2. Estou fã da tua horta! <3
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Este ano vou diminuir a quantidade de tomateiros... No ano passado taparam tudo (também não fiz umas estacas em condições :D), os meus maracujás ainda resistem, assim como o meu mirtilo... Tenho de ver o que vou acrescentar, confesso que tenho andado a plantar é flores :D

    ResponderEliminar
  4. Acho que nunca tinha visto uma horta tão bem organizada! Fiquei fã :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.