x

Paris, parte 5: a torre Montparnasse

Normalmente, em todas as nossas viagens fazemos algum planeamento. Mesmo que num destino mais próximo de casa, e feito numa pesquisa na véspera, gostamos de saber o que se passa na zona, o que sugerem visitar. Para Paris fiz um plano detalhado para todos os dias da viagem. Foi muito importante porque apanhamos o 14 de Julho, um dos maiores feriados nacionais de França, e soubemos, antecipadamente, que ia estar muito calor, por isso planeamos as maiores caminhadas nos dias menos quentes, por exemplo. 
A torre de Montparnasse surgiu numa pesquisa na internet e cá em casa, desconhecíamos completamente da sua existência. Foi inaugurada em 1973 é o único arranha-céus dentro dos limites de Paris com 210m de altura. O 56º piso é um andar panorâmico com uma loja, café e vários pontos com terminais interactivos para se conhecer a cidade. Depois, subindo pelas escadas até ao terraço, no 59ºandar, somos surpreendidos por uma vista de 360º sobre toda a cidade.
 Todo o terraço está protegido por painéis de acrílico e grades bem resistentes para quem, como eu, não sinta ponta de vertigens, apenas deslumbramento total perante um cenário realmente belo. Por tudo isso, deixo-vos agora poucas palavras e muitas imagens de um local imperdível para quem visita a cidade.

Vista para o monte onde está o Sacré-Coeur (na foto a sombra de uma nuvem em cima) e, ao centro da imagem, o Jardin des Tuileries com a roda gigante ao lado do, também enorme, Museu do Louvre.

 Vista sobre o bonito Jardin des Luxembourg, e ali pelo meio, a Notre-Dame

Vista sobre Les Invalides e a enorme cúpula dourada onde está sepultado o Napoleão dentro de 7caixões em materiais diferentes e num piso inferior ao dos visitantes para que, quem o visita, se tenha de curvar diante dele.

Vista para a torre Eiffel, e ao fundo, o amontoado de arranha-céus de La Defénse (zona onde ficamos hospedados e que irei apresentar num próximo post)
Pormenor de uma bonita e típica avenida da cidade.

6 comentários:

  1. Tive a oportunidade de subir à Torre Eiffel e fiquei deslumbrada, pelo sitio, pela história e porque nunca tinha pensado ser possível um dia ir mesmo até lá a acima, mas quando cheguei ao topo da Torre Montparnasse a sensação ainda foi melhor pela vista sensacional e depois dali vês mesmo tudo, o contraste da torre Eiffel com a zona da La Defénse é extraordinário.

    ResponderEliminar
  2. Estivemos em Paris na mesma semana, que engraçado!! Também aproveitei as comemorações do 14 de julho!! Subi à torre de Monparnasse, mas ao fim do dia! Adorei a experiência de ver a cidade à noite, toda iluminada! :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso quando vi as comemorações da cidade, lembrei-me de vocês!:D
    As imagens são magníficas!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que coincidência 24/7! Nós fomos ao final da tarde, com os primeiros tons do por do sol mas deve ser fantástico à noite!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
Design + development by MunichParis Design