x

Passeio até Segóvia

Na passada semana, aproveitamos o Carnaval para dar um passeio e visitar Segóvia, uma cidade histórica na comunidade autónoma de Castela e Leão, cerca de 100kms a norte de Madrid. Esta cidade era a última que nos faltava visitar, num circuito de cidades históricas que temos visitado, ao longo dos anos, no perímetro alargado da capital espanhola. Se tiverem curiosidade, aconselho vivamente esta rota Ávila, Escorial, Toledo, Aranjuez e Segóvia, com a sorte de, se viajarem vindos do norte do nosso país, fazerem paragem na sempre bonita cidade de Salamanca. 
A origem desta rota está num detalhe que cumpro sempre, antes de cada passeio que fazemos: consultar o site da UNESCO. Sempre que começo a planear uma viagem, talvez a primeira coisa que faço depois de ter tudo ok com datas, hoteis e deslocação, é entrar no site da Unesco e ver o que está classificado nessa zona. Temos sido supreendidos por locais lindíssimos que de outra forma talvez não incluíssemos na nossa rota ou não tivessemos tempo para visitar. Espanha tem uma lista considerável de locais classificados, bem conservados e muito, muito interessantes da qual temos a sorte de já conhecer uma grande parte.
Segóvia é uma cidade construída no topo de uma saliência rochosa rodeada por dois rios e os seus principais monumentos são o aqueduto, a catedral e um castelo que imediatamente relacionamos a livros de contos de fadas. Ora tudo se torna ainda mais óbvio depois de sabermos que foi aqui, neste castelo, que Walt Disney se inspirou para desenhar o castelo da Bela Adormecida. E o pormenor de estarmos a entrar no verdadeiro castelo da Aurora pode ser o suficiente para tornar uma viagem inesquecível.
Como Segóvia é uma cidade relativamente pequena, aproveitamos para voltar a Madrid, pela primeira vez a três. Desta vez deixamos o carro e viajamos a 250kms/h para, em apenas 28min, sem trânsito e com tempo para uns desenhos, estarmos no centro da capital espanhola. Como já conhecemos relativamente bem a cidade, os objectivos eram simples, mostrar a Guernica à mais pequena, passear no Retiro, beber uma caña e comer Jamon Ibérico. Todos foram cumpridos. Eu derreti-me toda com o interesse e a forma como a minha pequena filha de 6anos "via" os quadros cubistas. Eu lia o título e ela, como qualquer criança, encontrava o que os adultos tantas vezes não vêem. Perante a sorte de encontrarmos um dia de sol e algumas nuvens aventuramo-nos numa viagem nos barcos a remos do Retiro pela primeira vez.

De volta a Segóvia, acordamos com as montanhas cobertas de neve e alguns flocos a cair do céu. As temperaturas rondavam o 1ºC e pintalgaram de branco o Palácio e os jardins de La Granja de San Ildefonso, mandado construir por Filipe V, obviamente inspirado em Versalhes. É nitidamente, uma versão mini do conhecido palácio francês, não só pela arquitetura do edifício mas também no desenho e configuração dos jardins. Lindíssimo. E lindíssimaas eram também as montanhas em redor, tão brancas e tão perto de nós que não resistimos a subir pelo serpentear da estrada e entrar num cenário absolutamente deslumbrante, de pinheiros carregados de neve e um manto branco a cobrir o chão.
No regresso a casa, ainda tínhamos planeado uma paragem no interessante Castelo de Coca, onde subimos e descemos cerca de 300 degraus de escadas em caracol  antes do almoço numa Salamanca que nos recebeu com salpicos de flocos de neve e uma mesa recheada de tapas deliciosas.
Agora estamos de volta ao nosso mar, aos nossos trabalhos mas com energia renovada. Espero que tenham gostado de vos levar nesta viagem, caso tenham curiosidade, podem ver outras imagens no meu Instagram.

5 comentários:

  1. Também andámos por alguns desses lugares nestas mini-férias!
    Sobre o castelo de Segovia ter servido de inspiração ao da Disney eu por acaso acho que o Castelo de Neuschwanstein é muito mais semelhante ao da Disney e deste já tinha lido há muito tempo q tinha servido de inspiração para tal ;)!

    Mas na verdade, eu que já estive nos três e acho-os todos maravilhosos!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Fantástica viagem.....

    Tenho este passeio programado, mas de combóio...

    Para quando houver alguma poupança na conta bancária, pois até agora.... népias!!!!

    Mas acrescentaste-me mais uma idéias!!

    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Sónia!

    Que giro Estela, não conheço o castelo de Neuschwanstein mas acredito que devem haver muitos "castelos" a reclamar a origem da Bela Adormecida ;) Eu também não me importo de os conhecer a todos! ;)

    Saudosa, que bom que ajudei a dar umas dicas ;)

    ResponderEliminar
  4. Foi este um dos posts que me inspirou a sair de casa no domingo e foi tão bom :)

    Beijinhos grandes e bom fim de semana*

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
Design + development by MunichParis Design