x

Road Trip to Andaluzia - Córdoba


Córdoba foi o ponto de partida para o planeamento das férias de verão deste ano. Já conhecemos grande parte das cidade mais próximas mas, por opções de traçado de viagem, Córdoba ficava sempre fora da nossa rota, apesar da vontade imensa de a conhecer. E não desiludiu. Foi, provavelmente, a cidade que mais nos impressionou e na qual nos sentimos melhor. 
Pode parecer um contra senso já que foi aqui que, numa pausa para almoço, nos disseram que a região estava em alerta vermelho e que, naquela altura do dia, estavam perto de 50ºC. Não me preocupei em consultar a veracidade do facto apenas em engolir 1,5l de água como se de uma garrafa de 25cl se tratasse. 
Apesar do calor extremo, era agradável percorrer a cidade, procurando sempre o lado da rua em sombra, bebendo muita água (convém sublinhar bem este ponto), fazer refeições leves e aproveitar o fresco que se sente no interior de todos os edifícios históricos, sem recurso a ar condicionado, como a lindíssima catedral. 
Córdoba foi sede da província e a mais importante cidade muçulmana na Europa e essa influência está presente um pouco por toda a cidade, em grandes edifícios ou pequenos detalhes. A Mesquita-Catedral é um exemplo disso. Percorrendo o seu interior passamos de espaços característicos da cultura islâmica a outros referentes à cultura cristã (conforme podem ver nas próximas imagens, parecendo ser de edifícios diferentes, são todas do interior da Mesquita-Catedral).

 O centro histórico da cidade é classificado pela UNESCO, o que, para nós é sempre carimbo de qualidade. Se na parte antiga andamos entre ruas estreitas e casas-pátio onde é impossível resistir a espreitar para o seu interior carregado de plantas coloridas, a parte nova da cidade tem grandes avenidas e zonas comerciais onde telas fixadas no topo dos edifícios fazem o sombreamento das ruas e, de praça em praça, encontramos fontes e repuxos de água que fazem esquecer os graus elevados que se fazem sentir. Foi também a cidade em que comemos melhor e com melhor relação qualidade-preço. Há uma oferta muito variada de tapas apetitosas (eu comi pratadas de saladas de tomate indescritivelmente saborosas) e o belo e refrescante gaspacho que são a opção perfeita para as noites de 35ºC onde é impossível dizer que não a uma criança quando ela nos pede: "Mamã, posso molhar-me toda?" (ver a última imagem)

(Próxima paragem - Granada)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
Design + development by MunichParis Design