Planear a viagem - dicas e sugestões


Ir de férias diretamente de casa para a estrada não é, definitivamente, o mesmo que viajar até uma cidade e alugar um carro. Este tipo de viagem exige algum planeamento antecipado para que algo agradável não se torne... um pesadelo. Há que saltar de Hotel em Hotel, fazer uma lista com o essencial e... pensar nos mais pequenos. A partir daí, é uma aventura divertida e inesquecível. Garanto! Partilho convosco algumas dicas e o mapa da nossa última viagem.

PERCURSO
Esta é a parte essencial de todo o processo. No nosso caso o ponto de partida é a escolha do destino, estas férias foi a cidade de Valência. Insiro os dados no Viamichelin e consulto a sugestão de trajeto. Ajustamos a um ou outro ponto que queremos visitar e definimos o percurso. Este site é muito completo no que diz respeito a itinerários, portagens e duração da viagem. É a base para o restante planeamento.

ESTADIAS
Com o trajeto definido consulto no Booking a oferta e disponibilidade de hoteis para cada local. Numa primeira abordagem seleciono um local e depois clico em "mostrar mapa" e percorro todos (ou quase todos) os hotéis assinalados numa área mais alargada. Vou fazendo uma seleção de acordo com o que pretendemos (piscina, praia, preço, localização) e crio uma lista no próprio programa com as nossas escolhas. Depois disso, consulto sempre uma agência de viagens (via email) que já é habitual recorrermos, para me dar preço para as nossas escolhas. Decidimos e marcamos os hotéis.

MALAS
Fazer malas para duas semanas de férias na estrada não custa mesmo nada, principalmente se é verão e a roupa é tão fresca e... reduzida. Temos uma mala grande onde levamos a roupa para os três, os carregadores e a "literatura". Num saco de viagem levamos o calçado e brinquedos para a praia/piscina. Geralmente ficamos sempre uma grande parte dos dias em apartamento e por isso levamos connosco um saco com algumas coisas que eu não quero correr o risco de não ter (ou simplesmente prefiro utilizar o que é meu). Como somos muito doidos há sempre lugar para uma caixa de Super Bock, que já não vem connosco no regresso. É um prazer saborear uma Super Bock fresquinha numa varanda sobre o Mediterrânico.

Viagem
No banco de trás do carro vai um pequeno saco com os brinquedos escolhidos por ela e uma mochila com snacks e água. Basicamente vamos o tempo todo a ouvir perguntar "Posso comer?". Desde fruta a bolachas, há de tudo para que a viagem se torne o mais agradável possível. Geralmente paramos a cada duas horas, para ir ao wc, para eu conduzir (prefiro ir ao lado a desenhar), para comer (sim, outra vez) ou para ela se divertir num baloiço ou escorrega. A viagem tem de ser um prazer e não um contra-relógio para chegar ao destino. Para isso contribui, em grande parte, um ipod carregado com música. Conforme vos disse em viagens anteriores, não há Xanas Toc Toc ou Caricas na seleção (nada contra, sei cantar todas... e gosto bastante) faz parte do item "prazer na viagem" e felizmente ela gosta de Mr Hudson, Chromeo e Kanye West, ela escolhe, eu ponho a tocar... e somos felizes.

Descanso
Numa viagem de duas semanas, por mais sítios que queiramos conhecer, tem sempre de haver uma boa parte de descanso. O tal "dolce fare niente", deixar o carro a descansar durante uns dias e variar entre praia-piscina e piscina-praia. E ler. Este ano já éramos três, deitados na toalha, cada um com o seu livro (o primeiro com capítulos dela) a descansar dos mergulhos e a comer umas maçãs. E comer gelados, porque não todos os dias? Acordar a olhar uns para os outros, conversar uns com os outros e elevar as doses de mimo a níveis que mais ninguém suportaria. 
Só nós. 


2 comentários

  1. Fiquei com taaaanta vontade de pegar no carro e fugir daqui :)

    As vossas férias parecem-me aquilo que devem ser: calmas, tranquilas, a aproveitarem e a aproveitarem-se! Obrigada pela partilha das dicas :)

    ResponderEliminar
  2. Agridoce, Resumiste tudo na parte do "aproveitarem e aproveitarem-se" :)

    Experimenta, um fim de semana diferente do habitual já é um ponto de partida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.