Where is Mister M. | Entrevista

image via @whereismisterm facebook (link)

Conheci a Sónia Borges num workshop de Ilustração que lecionou em Serralves e quando a encontro gosto de lhe dar um abraço. Cativou-me logo na primeira aula, quando colocou um xaile nos ombros e partilhou connosco uma história que a avó lhe contava. Para além das lindas ilustrações e livros deliciosos que já publicou, a Sónia juntou-se ao Mário Pedra e juntos deram vida ao Mister M (link), um boneco de pano que viaja pelo mundo de mão em mão. 
Hoje partilho convosco esse projeto, pode ser que quem hoje lhe dá a mão leia esta entrevista e o ajude a voltar para casa...

Para quem não vos conhece, comecemos pelas apresentações. Quem são a Sónia e o Mário?
O Mário é o anfitrião que todos gostavam de ter quando chegam a uma cidade nova. Tem apartamentos no Porto, onde recebe pessoas de todo o mundo e foram elas que o inspiraram para este projecto. Chamou a Sónia, que é uma apaixonada por desenhos e histórias e até já publicou alguns livros com as suas ilustrações.

Como surgiu a ideia?
O Mário teve a ideia de enviar um boneco para viajar com os turistas que recebia em casa. Pensou até escolher um dos bonecos da sua filha, mas foi aí que se lembrou de chamar a Sónia para desenhar e fazer o boneco. Juntos pensaram não só no boneco, mas em toda a sua missão e projecto.

Em que consiste o projeto Where is Mister M?
A missão do Mister M é dar voz às pessoas de todo o mundo, viajando de mão em mão. Às pessoas que levam o Mister M é pedido que se fotografem nas cidades que visitam, partilhem essas fotografias no facebook do Mister M (link) e, se assim desejarem, escrevam algo que queiram dizer ao mundo e passem o Mr. M a outra pessoa para que a sua viagem continue. É importante que não deixem parar o Mister M no baú. É fundamental que passem o Mister M a outras pessoas, tal como o entusiasmo de fazer parte desta missão, que conta também com todos os que visitam e acompanham a página do facebook. A todos esperamos inspirar e motivar para ir mais além.

O Mister M saiu de Portugal a 18 de Abril e já passou pela Inglaterra, França e Holanda. 
Isto surpreende-vos?
Neste momento o Mister M está no Brasil, perdeu-se por lá! Sim, surpreendeu-nos ter saído do Porto e em tão pouco tempo ter passado por Lisboa, Londres, Paris, Amesterdão, Berlim e Barcelona!
Deixa-nos também muito felizes, o bom retorno das pessoas que acompanham o Mister M e a sua missão na página do facebook, as mensagens que nos deixam e o entusiasmo com que manifestam o interesse de também elas levarem o Mister M pelo mundo. Há muito tempo que não há notícias e por isso decidimos aceitar a paragem do “Mr M o primeiro”. Mas como acreditamos neste projecto lançaremos ainda este mês o “Mr M o segundo”, na esperança de que a sua viagem seja mais duradoura e passe por mais pessoas e mais lugares. Aguardamos expectantes pela próxima fotografia do Mister M e suas novidades.

Quais as vossas expectativas, em relação a este projeto?
Temos a expectativa de que o Mister M viaje por muitos sítios, principalmente por aqueles menos turísticos. Que o Mister M conheça muitas pessoas por todo o mundo e que assim possa partilhar as suas histórias e aventuras. Que o Mister M passe de mão em mão, mesmo que as pessoas se tenham conhecido apenas durante a viagem. Que as pessoas se entusiasmem com a missão do Mister M e que vejam nele um canal para passar a sua mensagem ao mundo. Que se torne viciante, no sentido de fazermos todos parte da construção da história do Mr M, respeitando tempos, ganhando experiência, coleccionando lugares e acima de tudo partilhando histórias.

No início de 2017 o Mister M deverá estar de volta a casa. Pensam em assinalar o seu regresso, e a sua aventura, de alguma forma?
Inicialmente achámos interessante assinalar uma data de regresso, apontando para um ano de experiência e viagem. Como a viagem do “Mr. M o primeiro” ficou curta na sua missão, não queremos limitar a sua viagem num tempo (seja ele qual for). Assim, desta feita, aguardamos com liberdade e expectativa que a duração da viagem do “Mr M o segundo” se vá desenhando pelas mãos de quem acolher a sua missão. Esperamos que volte a casa e que possamos assinalar o seu regresso com festa. E embora seja lançado muito em breve o “Mr M o segundo”, continuamos ansiosos à espera do “Mr M o primeiro” que receberemos como o pai recebeu o filho pródigo, com abraço e festa.

Será o regresso a casa o final do projeto Mister M, ou têm já alguma ideia para continuar a dar vida ao personagem?
Não pensámos no depois, neste momento estamos preocupados e ansiosos em que o Mister M não pare na mochila de alguém e que ele siga viagem de pessoa para pessoa, de cidade para cidade à volta do mundo. No seu regresso, de acordo com o balanço da sua missão, poderá voltar à estrada e ganhar novas aventuras, conhecer novas pessoas e partilhar novas histórias. Contamos ter o seu diário gráfico em breve, para partilhar todos os momentos do seu percurso.

Quem nos está a ler e pretende passear com o Mister M, o que tem de fazer?
Neste momento para levar o Mister M é necessário estar no sítio e na hora certa. Não faz parte da missão do Mister M ser enviado por correio a alguém interessado em levá-lo pelo mundo. A cadeia de encontros entre as pessoas que têm o Mister M e as que o levam a seguir é importante para o conceito desta missão.


Muito Obrigada Sónia e Mário por partilharem connosco este projeto. 

Mister M (facebook)
Sónia Borges - Ilustração (facebook)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.