Viagem até às Astúrias


A visita aos Picos da Europa já era motivo de conversa há muito tempo, cá em casa. Devo confessar que não achei nada boa ideia fazermos essa viagem em Fevereiro, quando a meteorologia ainda nos prega tantas partidas e sendo o bom tempo essencial para usufruirmos em pleno de tudo o que a montanha nos tem para oferecer. Felizmente o meu mau feitio (coisa rara) não teve fundamento e fomos recebidos com bonitos dias de sol. 

Ficamos hospedados em Gijon, uma simpática cidade junto ao Mar Cantábrico, com um centro histórico bonito e um Aquário que vale a pena conhecer. Tem uma extensa marginal que, imagino, no verão será um lugar fantástico para usufruir dos dias quentes. Oviedo é outra cidade que vale a pena visitar, com o gigantesco Palácio de Congressos da autoria do arquiteto Santiago Calatrava, que se destaca no aglomerado urbano e que é também um shopping e um Hotel. Em ambas as cidades provamos a típica sidra Asturiana, servida de forma muito peculiar, de braço bem esticado e com metade do produto a cair em todo o lado menos no copo. Não ficamos fãs da bebida mas completamente rendidos à maneira como é servida. 

Visitamos também duas vilas mais pequenas, Avilés para nos deslumbrarmos com as formas sedutoras do Centro Niemeyer, um complexo cultural projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (Avé, Mestre!) e Cudillero um pitoresco porto de pesca cujo casario colorido forma uma espécie de anfiteatro sobre o mar. 

Mas o principal motivo desta viagem era subir aos Picos da Europa. A primeira paragem foi no Mirador del Fitu, com uma vista arrebatadora sobre as montanhas. De seguida fomos até Cangas de Onis, um município completamente orientado para o turismo de montanha, com uma bonita (e íngreme) ponte romana, e daí subimos até aos lagos de Covadonga, passando pelo Santuário. Recebidos por um sol quente e abraçados por aquelas paisagens bonitas, fizemos um percurso de pouco mais de uma hora, na companhia da nossa filha aventureira, completamente feliz por estar connosco, a fotografar e fazer filmes mas, essencialmente, por poder ir o tempo todo a comer os snacks que levávamos às costas.

Mais informações:

PICOS DA EUROPA
Mirador del Fitu (link) | Cangas de Onis (link) - Lagos de Covadonga (link)

GIJON - cidade (link) | Aquário (link)
OVIEDO - cidade (link) | Palácio de Congressos (link)
AVILÉS - Centro Niemeyer (link | link)
CUDILLERO - porto pesqueiro (link)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.