O meu Machu Picchu a 30 minutos de casa

12 março 2014

Gosto muito de passear, conhecer novos locais, já não é novidade nenhuma. Normalmente o meu destino de sonho é o próximo, seja onde for. Mas se falarmos naquele local acima de todos os outros onde gostaria de ir a resposta é imediata: Machu Picchu, Peru. Mesmo sabendo que iria pelar-me de medo com as vertigens. Mas não é mesmo a distância o mais importante mas sim sentir que estou num local onde a imaginação voa e onde nos apercebemos que estamos a aprender mais. Sobre o local e sobre nós mesmos. 
O papá cá de casa tinha passado por este sítio num dos seus passeios de BTT e já estava na lista de espera, essencialmente a aguardar pelos dias de sol. E foi mesmo quando sentimos os primeiros raios que decidimos ir, de um minuto para o outro. Antes de irmos abastecer a mercearia cá de casa, enfiamos um lanche saboroso numa marmita e dirigimo-nos a Penafiel, onde visitamos o Castro do Mozinho. Qualquer coisa como o maior Castro Romano da Península Ibérica, aqui mesmo à porta de casa. Não é fácil fotografar (para mim) este tipo de local mas aqui estão algumas imagens. A primeira é de uma placa informativa com a vista aérea do fantástico complexo fortificado que terá sido ocupado entre o século I e o século V d.C. Para nossa filha foi uma espécie de exploração ao melhor estilo das Misteriosas Cidades do Ouro, que eu adorava em criança e que agora seguimos cá em casa à hora de jantar, aos fins de semana. No final da exploração, eu e ela desenhamos mais uma aventura inesquecível. Onde viajamos para muito longe, sem praticamente sairmos de casa.

Comments

  1. Adoro ruínas, adoro, adoro, adoro!

    ResponderEliminar
  2. Oh, que fofinha! Esperemos que tenha o mesmo jeito para o desenho que a mãe! :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de vos ver a desenhar :)

    ResponderEliminar
  4. Já espreitaste também o Castro de Ovil? É muito pequenino e mal cuidado, quando comparado com este mas... fica a 5minutos de casa!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Ovil

    Nota: Eu já não vou lá há uns bons anos, mas ando a planear voltar para ver como aquilo está!

    ResponderEliminar
  5. Uba, eu também adoooro ;)

    Inspired, hehe eu gosto é de ver o prazer dela em desenhar, mal ou bem :)

    Paula, eu também gosto de a ver desenhar ao meu lado :)

    Vera, desconhecia esse mas já visitei muito castro na minha vida. o interessante deste é que está bem conservado, tem até um restaurante, wcs e um pequeno centro de apoio ao visitante (estava tudo fechado quando fui). pelo que percebo (pela dimensão) há ainda muito para descobrir, é mesmo muito grande e por isso (se me permites) se já conheces esse, anda mais uns minutos de carro e deslumbra-te com o de Mozinho (planeia a localização antes de saíres de casa). um dia vou espreitar esse de Ovil :)

    ResponderEliminar